Newsletter Química e Derivados
Boletim Informativo do Portal Química 
www.quimica.com.br

Março de 2021

PATROCINADORES
NOTÍCIAS DO SETOR
Nota sobre redução de tarifa para importação de polipropileno – ABIPLAST
A ABIPLAST cumprimenta o Governo pela iniciativa em convocar o setor produtivo para debater e buscar soluções com relação ao contexto de desbalanceamento de cadeias e desabastecimento de matérias-primas.

Resinas – ERT produzirá PLA no país em junho – Perspectivas 2021
Devem começar em junho as operações da planta brasileira da ERT, empresa que nos Estados Unidos já produz anualmente 24 mil toneladas de resinas e blendas à base do biopolímero PLA (ácido poliláctico). Instalada em Curitiba-PR, “ela inicialmente poderá produzir mil toneladas anuais”, adianta Kim Gurtensten Fabri, presidente da ERT.

Máquinas – Alta tecnologia justifica importações – Perspectivas 2021
Foram os resultados muito ruins dos meses iniciais da pandemia os responsáveis pela retração nas importações de máquinas e equipamentos industriais no conjunto de 2020 (segundo a Abimaq, de 5,7%, relativamente a 2019). Diz isso Paulo Castelo Branco, presidente-executivo da Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais). “Mas a partir de maio a demanda se reaqueceu muito depressa.

Resinas – Compósitos projetam avanços – Perspectivas 2021
Sem traduzir em números suas perspectivas, Erika Aprá, presidente da Almaco (Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos), crê em crescimento dos negócios durante este ano do setor representado pela entidade que dirige. “A energia eólica continuará aquecida, e a construção civil ainda deve puxar o crescimento. Vêm a seguir os setores automotivo e de transporte, e um pouco mais atrás a infraestrutura”, detalha Erika, referindo-se aos mercados que mais devem elevar sua demanda por compósitos.
Transformação – Demanda por seringas explodiu – Perspectivas 2021
Um pequeno e corriqueiro conjunto de peças plásticas de um momento para outro virou grande objeto de desejo. É a seringa utilizada na aplicação de injeções, insumo para lá de procurado em tempos de vacinação de massa contra a pandemia da Covid-19. O governo federal promoveu sem sucesso, no final de dezembro, um leilão para adquirir 331 milhões de seringas junto ao mercado. Foram adquiridas apenas 7,9 milhões de unidades, ou 2,4% do esperado.

MUBADALA assina a compra da RLAM – Perspectivas 2021
A Petrobras assinou em 8 de fevereiro de 2021 o contrato de venda e compra da Refinaria Landulpho Alves de Mataripe (Rlam), em Candeias-BA, com o fundo saudita de investimentos Mubadala Capital pelo valor de US$ 1,65 bilhão. A conclusão do negócio ainda depende da aprovação do Conselho de Acionistas da companhia, bem como dos órgãos reguladores de mercados e concorrência.
Saneamento – Segurança jurídica desengaveta licitações
O ano de 2021 promete ser muito positivo para o saneamento e deve marcar, segundo a análise de agentes do setor, o início de uma fase repleta de obras. A perspectiva é fundamentada pelo ambiente já rico em licitações, a maioria delas com modelagens inéditas e todas possíveis depois da promulgação do novo marco regulatório do setor, a lei 14.026, de 15 de julho de 2020, que trouxe segurança jurídica para investimentos privados e estimulou a competição entre os operadores.

Resinas - Acrílico busca manter vendas - Perspectivas 2021
Caso consiga este ano colocar no mercado volume de produtos similar ao de 2020, o setor de chapas de acrílico terá obtido um “bom resultado”, avalia João Orlando Vian, consultor executivo do Indac (Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico). Esse volume somou, no ano passado, 10,5 mil toneladas de chapas (50,6% importadas), total 11,4% superior ao de 2019. “A importação cresceu muito no final do ano, e grande parte do que foi importado ainda não foi comercializado, até por isso, não deve haver crescimento este ano”, pondera Vian.
Indústria Química - Setor de limpeza prevê crescer 3% - Perspectivas 2021
A Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional estima que a produção do setor crescerá por volta de 3% em 2021, percentual próximo da elevação do PIB, com base na demanda firme por produtos de limpeza, impulsionada pela pandemia. A concessão de novo auxílio emergencial pode trazer impacto positivo, como explicou Paulo Engler, diretor-executivo da entidade.

Tintas - Insumos mais caros afetam setor - Perspectivas 2021
A indústria de tintas de impressão, vernizes de sobreimpressão e vernizes de acabamento passou a enfrentar elevado grau de incertezas desde o começo da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020. Inicialmente, esperava-se a redução generalizada da demanda, que provocou uma redução da oferta de matérias-primas essenciais para esse setor. A situação ficou pior com a parada de várias fábricas de fornecedores ao redor do mundo, por motivos diversos.
PATROCINADORES

Revista Química e Derivados -  
Edição Nº 619 - Ano LIV

Indústria Química
Resinas
Transformação
Máquinas
Biocombustíveis
Gás Natural
Energia
Distribuição
Cosméticos
Alimentos
Tintas
Saneamento

Líder em informações para o mercado químico, saneamento, processos químicos, petróleo, energético, laboratorial e plástico.

Email: quimica@qd.com.br - Fone: +55 (11) 98670-0082
©Copyright Editora QD LTDA 2021 - Todos os direitos reservados - Proibida reprodução parcial ou total do conteúdo sem autorização.