Newsletter Química e Derivados
Boletim Informativo do Portal Química 
www.quimica.com.br

Janeiro de 2021

PATROCINADORES
NOTÍCIAS DO SETOR
Impacto da Covid-19 é avaliado no 2° Encontro Anual de Colas
ABIQUIM – 2º Encontro Anual de Colas, Adesivos e Selantes avalia o impacto da Covid-19 nos setores clientes e as ações em prol da economia circular. A comissão setorial de Colas, Adesivos e Selantes da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) realizou, em 12 de novembro, de forma remota (online), o 2º Encontro Anual de Colas, Adesivos e Selantes, com os painéis...

AG e Unigel fecham acordo de transporte de gás para fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe
A Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) e a Proquigel Química S.A., do Grupo Unigel, assinaram contrato interruptível de serviço de transporte de gás para abastecimento das duas fábricas de fertilizantes operadas pela petroquímica, na Bahia e em Sergipe. O acordo, com início no dia 29 de janeiro, prevê a entrega de 2,3 milhões de metros cúbicos (Mm³) de gás por dia.

Há relação entre alumínio e câncer de mama?
Sendo o Brasil um dos países com maior índice de utilização de desodorantes/ antitranspirantes do mundo, faz todo o sentido investir em inovação. A categoria cosmética é dinâmica e está sempre trazendo novidades que vão ao encontro dos desejos do consumidor: longa duração, efeito antibacteriano e antimanchas em roupas e clareamento das axilas. E uma das principais tendências para este tipo de produto é a busca por ingredientes de origem natural e a preocupação com o meio ambiente (ABIHPEC, 2019).

Uréia – Produção local volta em 2021 para suprir mercados
A retomada da produção brasileira de ureia está programada para o primeiro trimestre de 2021, com a reativação das fábricas de Camaçari-BA e Laranjeiras-SE, agora operadas pela Unigel, que arrendou essas unidades da Petrobras por dez anos, com a possibilidade de renovação por mais dez anos. Não se fabrica ureia no Brasil desde meados de 2019, quando essas duas fábricas foram hibernadas, assim como a de Araucária-PR, esta ainda sem destino definido, embora a estatal tenha manifestado a intenção de vendê-la.

2020 – Que ano! ABIPLA
Quando falamos sobre o ano de 2020, é inevitável citar a pandemia do novo coronavírus, especialmente, para o setor de produtos de higiene e limpeza. Mas, neste ano, no qual tivemos enormes desafios, os associados da Abipla demonstraram, inequivocamente, que a nossa vocação precípua é a saúde pública.

Covid-19 expôe dependência do Brasil – Química fina
A pandemia do Covid-19 surpreendeu o mundo e deixou a economia global de joelhos. Nesse contexto, a dependência brasileira de insumos importados, especialmente os fármacos e ingredientes de formulação de remédios, elevou a potência dos efeitos da crise sanitária.
Aditivos alimentícios – Ultraprocessados provocam disputa entre ministérios
O mercado de alimentos e bebidas se vê às voltas com uma polêmica acerca dos produtos ultraprocessados. As discussões vieram à tona quando se tornou público um ofício que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviou ao Ministério da Saúde (MS), solicitando reformulações no Guia Alimentar para a População Brasileira. As principais críticas em relação ao documento dizem respeito à ideia de que quanto mais o alimento for processado, mais prejudicial à saúde ele será. O imbróglio se fez, pois não se trata de um consenso. Aliás, está longe disso.

Meio Ambiente – Crescem os cuidados com gestão de energia
Para a grande maioria das companhias de saneamento básico, a energia é o segundo maior custo operacional, perdendo apenas – e por pouco – para a mão de obra. Não é de se estranhar, tendo em vista a necessidade ininterrupta de bombeamento para manter as cidades abastecidas, o que requer conjuntos robustos de motobombas, principalmente para captação e elevação de água, mas também para afastamento de esgoto, todas operações que em comum têm o alto consumo de energia.
Segurança de Processos – Explosividade de pós – ABEQ
Recentemente, duas grandes indústrias químicas anunciaram seus esforços em direção a meios de produção mais sustentáveis. Sobre economia circular, recentemente a Solvay e a Veolia anunciaram uma parceria em um consórcio para oferecer melhor eficiência de recursos para metais essenciais usados em baterias (de íons de lítio) de veículos elétricos. O papel da Solvay no consórcio é otimizar a extração e purificação de metais críticos como cobalto, níquel e lítio e transformá-los em matérias-primas de alta pureza para novas baterias.

PATROCINADORES

Revista Química e Derivados -  
Edição Nº 618 - Ano LIV

Cosméticos - Covid-19 mudou hábitos e exigiu reformular produtos para cabelos
ABEQ – Energia renovável busca forma de armazenamento
Meio Ambiente – Custo elevado de aterros impõe melhor uso do lodo
Abipla – Indústria de limpeza superou desafios de 2020
Cosméticos – Cresceu o uso domiciliar de produtos para cabelos
ABIQUIM – Encontro anual une setor de colas e selantes
ABC – O papel da associação para incentivar a ciência
ABRAFATI – Pandemia trouxe desafios e oportunidades às tintas
UREIA – Produto técnico tem amplo leque de consumidores
Artigo Técnico – Biossurfactantes oferecem soluções sustentáveis

Líder em informações para o mercado químico, saneamento, processos químicos, petróleo, energético, laboratorial e plástico.

Email: quimica@qd.com.br - Fone: +55 (11) 98670-0082
©Copyright Editora QD LTDA 2021 - Todos os direitos reservados - Proibida reprodução parcial ou total do conteúdo sem autorização.