Newsletter Química e Derivados
Boletim Informativo do Portal Química 
www.quimica.com.br

Fevereiro de 2021

PATROCINADORES
NOTÍCIAS DO SETOR
Soluções em Química
Desde 1960 distribuindo, revendendo e importando produtos químicos nas diferentes regiões do Brasil a Morais de Castro possui as certificações ISO 45001, ISO 9001, ISO 14001, Prodir e TfS (Together for Sustainability), e têm consolidado cada dia mais a criação de uma cultura voltada à qualidade e melhoria contínua.

Biossurfactantes são a primeira classe ecologicamente correta
No último século, a performance de praticamente todos os produtos de limpeza doméstica e cosméticos foi obtida de surfactantes derivados de fontes petroquímicas.Em resposta ao aumento da demanda dos consumidores por produtos sustentáveis, o mercado global de surfactantes, que está em crescimento e hoje representa mais de US$ 40 bilhões, está passando por uma rápida transição para surfactantes verdes que são totalmente biodegradáveis, minimizam as emissões de CO2 e não são prejudiciais para organismos aquáticos ou outros organismos naturais.

Rhodia e Grupo MCassab consolidam parceria para a distribuição de especialidades químicas para o setor têxtil
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, tem o prazer de anunciar que a sua já consolidada parceria com o Grupo MCassab para a distribuição de especialidades químicas agora será ampliada para o setor Têxtil.A implantação deste canal de distribuição para as fibras da Rhodia faz parte da estratégia de crescimento da empresa neste segmento, ampliando a sua rede de promoção, atendimento e disponibilidade junto aos clientes com necessidades e volumes específicos.

Incentivo À Pesquisa Cosmética no Brasil – ABC Cosmetologia
Considerando que a missão da As­sociação Brasileira de Cosmetologia – ABC é promover a cosmetologia por meio da difusão do conhecimento técnico-científico e da capacitação profissional visando atender às necessidades e expectativas do setor, a aproximação com a academia é de fundamental importância. Desde o início da minha carreira acadêmica na Universidade de São Paulo, em 1987, como docente e pesquisadora na área de cosmetologia, sempre contei com o apoio da ABC para a realização de pesquisas visando o reconhecimento e consolidação da cosmetologia como ciência, em busca da excelência e internacionalização do setor.
Novo marco legal incentiva uso adequado de lodos residuais
O novo marco regulatório do saneamento, sancionado em julho com a promessa de finalmente acelerar o processo de universalização dos serviços de água, esgoto e de resíduos sólidos do país, tem potencial para gerar benefícios a outras demandas ambientais adormecidas. Uma delas é a de tratamento e disposição de lodos de estações de tratamento de esgotos públicos e de efluentes industriais.

Covid-19 expôe dependência do Brasil – Química fina
A pandemia do Covid-19 surpreendeu o mundo e deixou a economia global de joelhos. Nesse contexto, a dependência brasileira de insumos importados, especialmente os fármacos e ingredientes de formulação de remédios, elevou a potência dos efeitos da crise sanitária.
Desafios e oportunidades para a indústria de tintas – Abrafati
A eclosão da pandemia de Covid-19 pegou a todos nós de surpresa e representou um enorme desafio para a indústria de tintas, assim como para todos os setores da economia e da sociedade. Ninguém estava preparado para isso e tivemos de exercitar ao máximo a nossa resiliência e capacidade de adaptação para superar as inúmeras dificuldades que surgiram e responder a perguntas que não estavam no nosso radar.

Tecniplas fornece dez tanques de PRFV para a Chlorum Solutions
Cabreúva (SP) – Inaugurada no final de 2020, na cidade de Codó (MA), a fábrica de cloro e derivados da Chlorum Solutions conta com dez tanques fornecidos pela Tecniplas, maior fabricante brasileira de reservatórios de compósitos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro).
Impacto da Covid-19 é avaliado no 2° Encontro Anual de Colas
A comissão setorial de Colas, Adesivos e Selantes da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) realizou, em 12 de novembro, de forma remota (online), o 2º Encontro Anual de Colas, Adesivos e Selantes, com os painéis: “Análise de impactos da Covid-19 no mundo e nos segmentos calçadista, embalagens e moveleiro” e “Mesa Redonda: Economia Circular & Sustentabilidade no setor de adesivos”, além da apresentação das Estatísticas 2019 do setor de colas, adesivos e selantes. O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal da Abiquim no YouTube.

TAG e Unigel fecham acordo de transporte de gás para fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe
A Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) e a Proquigel Química S.A., do Grupo Unigel, assinaram contrato interruptível de serviço de transporte de gás para abastecimento das duas fábricas de fertilizantes operadas pela petroquímica, na Bahia e em Sergipe.
PATROCINADORES

Revista Química e Derivados -  
Edição Nº 618 - Ano LIV

Cosméticos - Covid-19 mudou hábitos e exigiu reformular produtos para cabelos
ABEQ – Energia renovável busca forma de armazenamento
Meio Ambiente – Custo elevado de aterros impõe melhor uso do lodo
Abipla – Indústria de limpeza superou desafios de 2020
Cosméticos – Cresceu o uso domiciliar de produtos para cabelos
ABIQUIM – Encontro anual une setor de colas e selantes
ABC – O papel da associação para incentivar a ciência
ABRAFATI – Pandemia trouxe desafios e oportunidades às tintas
UREIA – Produto técnico tem amplo leque de consumidores
Artigo Técnico – Biossurfactantes oferecem soluções sustentáveis

Líder em informações para o mercado químico, saneamento, processos químicos, petróleo, energético, laboratorial e plástico.

Email: quimica@qd.com.br - Fone: +55 (11) 98670-0082
©Copyright Editora QD LTDA 2021 - Todos os direitos reservados - Proibida reprodução parcial ou total do conteúdo sem autorização.