Newsletter Química e Derivados
Boletim Informativo do Portal Química 
www.quimica.com.br

Novembro de 2020

PATROCINADORES
NOTÍCIAS DO SETOR
Fabricante local de nitrocelulose faz 85 anos e mira mercado global
Uma das mais tradicionais indústrias químicas do Brasil completou 85 anos de atuação ininterrupta. Fundada como Cia. Nitro Química Brasileira, em 1935, agora denominada apenas Nitro, a empresa passou por várias mudanças ao longo dos anos.

Tecniplas amplia em 50% vida útil de equipamento usado em fábrica de papel
Cabreúva (SP) – Uma das maiores vantagens dos compósitos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro) é a versatilidade. Não só de design – é um dos materiais preferidos dos projetistas –, mas também por permitir a combinação de diferentes tipos e quantidades de matériasprimas.

Panorama do mercado PET no Brasil – ABC Cosmetologia
O Brasil tem 6,4% de participação global no mercado de produtos pet e perde apenas para os Estados Unidos que tem um faturamento equivalente a 50% do mercado. Em 2018, o mercado pet brasileiro registrou faturamento de R$ 34,4 bilhões, enquanto em 2019 esse valor chegou a R$ 35,4 bilhões, com crescimento de 3% sobre o ano anterior.

Domissanitários – Abipla volta a pesquisar mercado informal
O desempenho da indústria de produtos de limpeza destoa do quadro sombrio da atividade econômica brasileira em 2020. Ao contrário de outros setores, esse mercado cresceu forte com o aparecimento do novo coronavírus, pois seus produtos são a primeira proteção das pessoas contra o patógeno e passaram a ser usados mais intensamente.

Tubos: Retomada acelerada dos negócios no país
Os efeitos do coronavírus e os preços do petróleo abalaram a produção de tubos e acessórios. A boa notícia é que, entre perdas e danos, há quem está fazendo do limão uma limonada neste segmento fundamental para um leque de indústrias, como química e petroquímica, óleo e gás, saneamento, papel e celulose e construção civil, entre outras.

Produção de ácido sulfúrico a partir de gases odoríferos
O processo Kraft de produção de celulose a partir de cavacos de madeira é o método predominante na indústria e já possui mais de cem anos desde a sua concepção. Da má reputação inicial, especialmente devido aos impactos ambientais provocados por emissões hídricas e gasosas, caracterizadas por forte e incômodo odor nas comunidades próximas à indústria, o processo Kraft evoluiu de forma expressiva em quesitos ambientais.
Hidrogênio é a chave para economia de baixo carbono
Há uma grande oportunidade para o Brasil se consolidar como um dos centros da revolução verde global, com papel de liderança na chamada transição energética. Além de já ter a matriz elétrica mais limpa do mundo, com 83% proveniente de fontes renováveis (64,9% hídrica, 8,6% eólica, 8,4% biomassa e 1% solar).

PATROCINADORES

Revista Química e Derivados -  
Edição Nº 617 - Ano LIV

Química Fina - Importação de fármacos é um risco à saúde no BR

ABEQ
- Como lidar com poeiras explosivas na indústria

Meio Ambiente
- Boa gestão de energia permite reduzir custos

Aditivos Alimentícios
- Processamento e aditivos podem melhorar alimentos

Química Fina
- Importação de fármacos é um risco à saúde no BR

ABIQUIM
- Olho vivo na estrada tem treinamento a distância

ABC
- Cosméticos para PET é mercado em crescimento

Líder em informações para o mercado químico, saneamento, processos químicos, petróleo, energético, laboratorial e plástico.

Email: quimica@qd.com.br - Fone: +55 (11) 98670-0082
©Copyright Editora QD LTDA 2020 - Todos os direitos reservados - Proibida reprodução parcial ou total do conteúdo sem autorização.