Newsletter Química e Derivados
Boletim Informativo do Portal Química 
www.quimica.com.br

Julho de 2020

PATROCINADORES
NOTÍCIAS DO SETOR
Gomas alimentícias - Alto desempenho e rótulos limpos
Polímeros de origem natural apresentam alto desempenho e mantém rótulos limpos. A oferta de uma solução de alto desempenho aliada ao apelo natural representa hoje o padrão ouro para a indústria de gomas alimentícias.Por isso, os fabricantes têm apostado na sinergia das combinações entre os ingredientes, de forma a agregar atributos únicos aos produtos e, assim, potencializar o seu desempenho.

Indústria química se prepara para a retomada pós-covid
O novo coronavírus, causador da Covid-19, também atingiu a indústria química, embora o índice de contaminação dos seus trabalhadores tenha permanecido muito baixo e não tenha havido interrupção de suprimentos, muito menos algum tipo de apagão logístico.

Álcalis/Barrilha - Clientes habituais mantém crescimento
O carbonato de sódio, ou barrilha, é outro conhecido álcali que pode ser obtido tanto pela mineração de jazidas naturais, quanto pela rota sintética. A primeira forma origina um produto mais denso, enquanto a outra leva a uma forma mais leve. Daí os nomes barrilha pesada (ou densa) e barrilha leve.

Parecer do Sistema questiona projeto da Câmara de São Paulo sobre túneis de desinfecção - CFQ
O Sistema CFQ/CRQs, através do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV), de São Paulo, apresentou parecer em relação ao projeto de lei 01-00342/2020, dos vereadores Camilo Cristófaro (PSB) e Rodrigo Goulart (PSD), que tramita na Câmara Municipal de São Paulo (SP).

Fabricantes globais buscam concentrar negócios - TiO2
O mercado mundial de dióxido de titânio caminhava para registrar mais um ano de crescimento quando foi abalroado pelo novo coronavírus. As consultorias internacionais estudam os efeitos da pandemia sobre esse mercado, considerando problemas operacionais e logísticos na Ásia, principal centro produtor do pigmento, e sobre o comportamento dos mercados consumidores.

Equipe de químicos e biólogos desenvolve teste rápido para COVID-19 - CFQ
Uma equipe de professores dos Institutos de Química e de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) trabalha no desenvolvimento de um novo tipo de teste rápido para detecção da Covid-19 há pouco mais de três meses.
Potassa cáustica - Produção nacional busca ampliar eficiência
O hidróxido de potássio (KOH), também chamado potassa cáustica, ou potassa, é um álcali parecido com a soda, mas é indicado para aplicações mais nobres, nas quais a presença do sódio seria inconveniente. “A demanda pela potassa cresce com o PIB, mas esse mercado tem menos flutuações do que o de soda cáustica”, comentou João César Freitas, diretor comercial da Katrium Indústrias Químicas S.A., maior produtora de potassa da América do Sul.

PATROCINADORES

Revista Química e Derivados -  
Edição Nº 613 - Ano LIV

Protetores Solares – Multifuncionalidade ganha força no segmento

Meio Ambiente – Uso industrial da água pede abordagem integral

Distribuição – Setor mantém clientes atendidos durante a crise

ABRAFATI – Como o setor de tintas reage à pandemia

ABEQ – Tecnologia ajuda a abater poluição dos plásticos

ABC – Produção de álcool em gel deve seguir normas

CFQ – Química é atividade cada vez mais essencial

Líder em informações para o mercado químico, saneamento, processos químicos, petróleo, energético, laboratorial e plástico.

Email: quimica@qd.com.br - Fone: +55 (11) 98670-0082
©Copyright Editora QD LTDA 2020 - Todos os direitos reservados - Proibida reprodução parcial ou total do conteúdo sem autorização.